Este portal utiliza cookies para garantir a melhor experiência de utilizador.
Voltar Formação Online - Pós Laboral

Formador + Digital (1ªEd.25)

Início 24/03/2025
Fim 23/04/2025
Horário 18:00 - 21:30
Duração 30h
Regime Online

Destinatários:

O curso FORMADOR + DIGITAL é dirigido a ativos empregados/trabalhadores que, possuindo competências na área do digital, não são detentores de CCP e pretendam desenvolver competências pedagógicas que lhes permitam ministrar formação, nos termos da legislação em vigor.

Requisitos

  • Devem ser detentores de uma habilitação mínima correspondente ao 12.º ano e experiência profissional comprovada igual ou superior a 1 ano no desempenho de funções no setor tecnológico digital.
  • Computador com microfone, câmara e acesso à Internet.

Projeto:

Formação de Formadores

Objetivos gerais

O curso FORMADOR + DIGITAL visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática na formação. O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores sejam capazes de:
  • Identificar os elementos constituintes de um programa de formação;
  • Redigir objetivos pedagógicos em termos operacionais, formulando objetivos de competências e de aprendizagem;
  • Definir e organizar os conteúdos programáticos;
  • Determinar a duração global do programa;
  • Definir estratégias, métodos e técnicas de aprendizagem e de avaliação;
  • Definir o regime/formato de formação (presencial, a distância, entre outros);
  • Selecionar recursos técnico-pedagógicos;
  • Elaborar um plano de sessão;
  • Selecionar e aplicar técnicas e métodos pedagógicos que facilitem o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de competências;
  • Aplicar técnicas para uma comunicação eficaz, assertiva e facilitadora do processo de formação-aprendizagem;
  • Identificar e aplicar dinâmicas de grupo que fomentem a participação no processo de aprendizagem;
  • Aplicar ferramentas e plataformas digitais facilitadoras do processo de formação-aprendizagem;
  • Identificar, distinguir e adequar os diferentes tipos e técnicas de avaliação ao contexto;
  • Definir critérios de avaliação e escalas de classificação;
  • Conceber e aplicar instrumentos de acompanhamento e avaliação das aprendizagens e da qualidade e satisfação da formação.
 

Conteúdo programático

Nesta ação de formação, iremos apresentar um conjunto de conteúdos que proporcionarão aos formandos a oportunidade de adquirir competências essenciais para o seu desenvolvimento. Saiba aqui quais as temáticas que irão ser abordadas.

Formador + Digital (1ªEd.25)